RADAR: entenda seu primeiro passo no comércio exterior!
Para começar seu processo de importação e exportação no Brasil, um dos primeiros passos é obter a habilitação do RADAR, liberando seu acesso ao SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior).
🔍O que é o RADAR?
O RADAR, sigla para Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros, é uma habilitação concedida pela Receita Federal a uma pessoa física ou jurídica que atesta a legalidade e condição para o comércio exterior.
Com essa habilitação, você poderá ter acesso ao SISCOMEX e iniciar suas operações internacionais.
✅Habilitando o RADAR e classificações de empresa:
O próximo passo no processo de tirar seu RADAR é a solicitação de habilitação junto à Receita Federal. Para isso, basta dirigir-se a um posto com os documentos necessários que serão analisados pela receita.
Este processo de documentação precisa ser cauteloso pois qualquer erro ou falta pode ocasionar na negação do pedido.
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Após abertura do processo, e eventual aprovação, a Receita Federal enquadrará a habilitação da pessoa jurídica em uma das três categorias Expressa, Limitada e Ilimitada. Confira abaixo a diferença entre elas:
- Expressa: não há limites de importação e exportação e sua capacidade financeira não é avaliada se você for pessoa jurídica constituída sob a forma de sociedade anônima de capital aberto, com ações negociadas em bolsa de valores ou no mercado de balcão, e suas subsidiárias integrais; ou empresa pública ou sociedade de economia mista.
- Limitada: na modalidade limitada a capacidade financeira é levada em consideração e pode ser dividida em limites de até US$ 50.000,00 CIF (Cost, Insurance and Freight) ou até US$ 150.000,00 CIF em importações semestrais.
- Ilimitada: caso a capacidade financeira da empresa seja superior a US$ 150.000,00 CIF ela será classificada como ilimitada e não estará sujeita a limites de importação e exportação.
🚨Lembre-se: seu RADAR tem validade de 6 meses e se renova automaticamente a cada nova operação realizada. Caso o prazo expire e você não realize nova operação, é necessário solicitar nova habilitação.
Depois de habilitado e com acesso ao SISCOMEX, você está preparado para começar operações de importação e exportação com a Cronos Logistics!
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