Conheça os principais tipos de containers
No mundo do transporte e logística, os containers são peças-chave que garantem a eficiência e segurança das operações. Eles são projetados para acomodar e proteger mercadorias durante o transporte marítimo, terrestre e aéreo, e cada tipo de container tem características específicas que atendem a diferentes necessidades.
Mas você sabia que existem diversos tipos de containers, cada um com sua função e aplicação? Desde os tradicionais containers secos até os especializados para cargas refrigeradas e perigosas.
O que são?
Os containers são recipientes de carga padronizados, utilizados no transporte e armazenamento de mercadorias em todo o mundo. Eles são uma peça fundamental da cadeia de suprimentos global e oferecem uma maneira eficiente e segura de transportar mercadorias por meios rodoviário, marítimo, ferroviário e até aéreo.
O que tornou o container popular foi a padronização em todo o mundo. Com tamanhos únicos, forma e segurança de contar com o produto inteiro na entrega, ele se tornou um importante transporte das mercadorias do mundo todo.
Principais tipos de containers
Existem vários tipos de containers e cada um deles é projetado para atender a necessidades específicas de transporte, como proteger a carga de variações de temperatura, manter a carga seca, transportar líquidos ou materiais a granel, acomodar cargas de grandes dimensões ou cargas que requerem o uso de equipamentos especiais.
STANDARD
Standard ou Dry Box é o container mais tradicional. Voltado para o transporte de cargas secas, como alimentos não perecíveis. Geralmente é ventilado, para que não haja retenção de calor. A carga e descarga podem ser feitas por duas portas traseiras.
Ele é disponibilizado em duas dimensões: 20 pés (6 metros) e 40 pés (12 metros), com altura de 2,60 metros.
High Cube
Semelhante ao Dry, mas com 30 centímetros a mais de altura, o High Cube é usado para transportar grandes quantidades de mercadorias e é indicado para projetos customizados.
Além de transportar mais carga, apresenta a vantagem para alocação de estrutura própria para refrigeração.
Ele é disponibilizado na dimensão de 40 pés (12 metros).
Tanque
Este container é utilizado para transportar líquidos e gases. Por conta da carga transportada, o Tanque é revestido e equipado por vários mecanismos de segurança e construído dentro de normas rigorosas, das quais, diminuem extremamente o risco de acidentes em casos de produtos químicos perigosos.
A estrutura metálica é construída de acordo com os padrões ISO e geralmente tem 6,85 m de comprimento, 2,40 m de largura e 2,40 m de altura. O conteúdo do tanque pode variar entre 17.500 e 26.000 L.
Graneleiro Dry
O container graneleiro é revestido em sua parte interna e usado para transportar grãos e sementes.
Ele é disponibilizado na dimensão de 20 pés (6 metros).
Open Top
O Open Top possui como diferencial sua parte superior que é composta por peças removíveis ou descartáveis cobertas por lona. Este modelo é ideal para o transporte de cargas pesadas e maiores, como máquinas de grande porte.
Ele é disponibilizado em duas dimensões: 20 pés (6 metros) e 40 pés (12 metros).
Reefer
O Reefer (refrigerado) tem o diferencial de contar com um revestimento térmico e equipamentos de refrigeração, é ideal para mercadorias que necessitam de conservação ou congelamento, como: carnes, peixes, frutas e outros.
Por conta dessa especificidade, ele contém um menor espaço físico que os demais. É necessário um revestimento interno e a instalação de todo o equipamento para refrigeração.
Ele é disponibilizado em duas dimensões: 20 pés (6 metros) e 40 pés (12 metros).
Flat Rack
Utilizado para transporte de cargas pesadas, compridas ou de formatos irregulares, que costumam exceder o tamanho padrão dos demais containers, aberto no teto e nas laterais e possui apenas o piso e cabeceiras em cada extremidade. Indicado para transporte de tubos, bobinas, máquinas, entre outros.
Ele é disponibilizado em duas dimensões: 20 pés (6 metros) e 40 pés (metros).
Plataform
Ele não possui nenhum dos painéis ou teto, a única coisa que ele possui é um piso mais reforçado quando comparado a outros tipos de contêineres.
Sua utilidade é carregar cargas com excessos que as impedem de caber em contêineres convencionais tanto no comprimento, na largura quanto na altura.
Aqui na Cronos, entendemos que cada cliente tem necessidades únicas, e estamos preparados para ajudá-los a escolher o tipo de container mais adequado para atender às suas demandas.
Na nossa aba de utilidades, no site, deixamos uma tabela com os principais tipos de contêineres e as principais informações!